“Hospitais do país terão orientação padrão para atender a deficientes”

Levando em consideração meu longo relacionamento passional com hospitais, resolvi compartilhar com vocês informações:

As redes pública e privada de saúde vão receber uma orientação nacional sobre como atender o paciente com lesão medular e amputação.

As informações vão do pronto atendimento –como a necessidade de imobilização na hora do socorro –à reabilitação e à prevenção das complicações associadas.

Estão incluídos, por exemplo, os cuidados com a adaptação de próteses, os treinos com andadores, além da prevenção de escaras (feridas) na pele e de osteoporose.

As diretrizes fazem parte de um pacote que deverá ser lançado hoje pelo Ministério da Saúde, que ainda orientará como deve ser feita a identificação de deficiências auditivas nos recém-nascidos.

Indica, por exemplo, que o teste auditivo deve ser feito na maternidade até dois dias após o nascimento da criança ou, no máximo, no primeiro mês de vida do bebê.

Com as três medidas, a pasta estima atender diretamente 148 mil pessoas por ano.”

Não falo pela rede pública, já que nunca fiquei internada por ela, mas na rede particular (ao menos no Hospital São Luiz – Unidade Jabaquara, em que fiquei internada) haviam já medidas para evitar escaras, como enfermeiras e fisioterapeutas me rolando feito um frango de padaria na cama para eu não abrir um terceiro buraco na minha bunda, placa na porta que avisa para o corpo do hospital que no meu caso, por exemplo, havia risco de queda por eu ser uma pata choca que não para na cama, mas é sempre bom que haja uma diretriz, como por exemplo uma cartilha. Essas mudanças serão mais significativas para os pacientes do SUS que mal tem atendimento básico, quem dirá assistência especializada para deficientes.

A noticia completa vocês podem ler aqui, publicada no site da Folha.

Deixe um comentário

