Guerras “sôndicas”

Quando eu sofri meu acidente em 2005, perdi os movimentos e sensibilidade do meu corpo a partir da cintura pra baixo. O que isso significa? Eu não sei a hora de fazer xixi (tenho certeza que pelo menos um aqui vai ter pensado de bate-pronto em sexo). Por isso, sempre que vou fazer xixi, tenho que usar a sonda de alivio. Nada muito complicado, garanto.

Tem que ser com a sonda mesmo gente, canudinho não funciona.

Outra coisa chata de ser LM (Lesado Medular) são as infecções urinarias. Se mulher andante já tem, imaginem isso triplicado. Cadeirante sofre. Febre, dor das costas e barriga, e mal estar? Pode se preparar que geralmente é isso mesmo. E lá vamos nós pro laboratório fazer mais um exame de Urina I.

A questão é: se o doutor não coloca “colher com urina” no pedido do exame, o laboratório não pode fazê-lo. Não importa que o cadeirante tenha a sonda, e recolha. Não pode. Já deixei de fazer o exame várias vezes por protocolos inúteis tipo esse. Não sou a unica cadeirante e nem a ultima, a ter que usar sonda na hora do aperto. Bebês também precisam usá-las (ou vocês acham que na hora de fazer o exame as mães pedem com jeitinho?) então porque os laboratórios ainda não se adaptaram a essa realidade? Qual a diferença de eu ir lá, passar a sonda e encher o potinho, do que ir até o banheiro e fazer o xixi no potinho “normalmente”? Isso só atrasa mais os exames, que já acontecem muito rápido. Depois reclamo, e minha mãe acha que é só porque eu queria estar dormindo.

Outra coisa: cuidado na hora de deixar as enfermeiras passarem a sonda. Elas não sabem diferenciar uretra, clítoris e vagina, e as chances de te comerem e você nem sentir, são grandes. Seis enfermeiras no leito, e nenhuma conseguindo achar a minha uretra. E não foi a primeira vez que isso aconteceu. Precisou eu colocar uma luva e fazer o processo.

Não tá fácil viu.

Uma opinião sobre “Guerras “sôndicas””

Deixe um comentário

